Mais de 1.000 empresas de transporte confiam em nós nós vendemos suas viagens!
Reabertura do trem direto Paris–Milão: viagem conveniente e sustentável
O retorno do trem direto entre Paris e Milão, operado pela SNCF (TGV) e pela Trenitalia (Frecciarossa), é uma das novidades mais aguardadas de 2025. A rota volta a conectar duas das cidades mais icônicas da Europa com conforto, praticidade e um menor impacto ambiental, sendo uma escolha perfeita para quem busca viajar de forma eficiente e sustentável.
À medida que as viagens de trem ganham popularidade entre os viajantes conscientes com o meio ambiente, essa reabertura oferece uma alternativa inteligente aos voos curtos, evitando os deslocamentos e as longas esperas em aeroportos. Seja você um passageiro frequente ou alguém que vai embarcar nessa jornada pela primeira vez, agora é o momento ideal para redescobrir o prazer de viajar de trem entre Paris e Milão.
A rota oferece conexões diretas entre o coração de Paris e o centro de Milão, com trens modernos, assentos amplos e comodidades como Wi-Fi gratuito e vagões silenciosos. Enquanto cruza as paisagens rurais francesas e os Alpes italianos, você pode relaxar, trabalhar ou simplesmente admirar a vista.
Ao reservar suas passagens pela Omio, você garante os melhores preços e horários disponíveis, com a conveniência de comparar serviços e planejar sua viagem em poucos cliques.
Viajar com consciência ambiental
Nos últimos anos, iniciativas como a Hora do Planeta (25 de março) e o Dia da Terra (22 de abril) vem reforçando a importância de repensar nossos hábitos de consumo e transporte. Viajar de trem é uma das formas mais sustentáveis de se deslocar pela Europa, gerando até 90% menos emissões de CO₂ do que um voo equivalente.
Além disso, ao considerar todo o tempo envolvido em uma viagem aérea — deslocamentos até o aeroporto, check-in, filas e embarque —, o trem pode ser mais rápido e muito mais confortável.
A Omio realizou um estudo comparando o impacto ambiental de trens e aviões em rotas populares europeias, comprovando que o trem é a opção mais ecológica para quem quer conhecer a Europa de forma responsável.
Viagens de trem na Europa
Os trens na Europa continuam a ser uma das formas mais rápidas, cômodas e seguras de viajar! Os últimos anos foram decisivos para o setor, que com a concorrência dos ônibus e das companhias aéreas low-cost, teve de se modernizar e adaptar às novas exigências do mercado. Para isso, foi essencial:
- Modernização da frota: trens mais rápidos e seguros;
- Informação de horários e passagens de trem online: os viajantes podem pesquisar e reservar passagens de trem online das principais empresas trem da Europa, como a Renfe na Espanha, a SNCF na França, a Trenitalia na Itália e muitas outras. E eles ainda podem aproveitar os diversos descontos e promoções de viagem.
- Maior oferta de viagens e horários: com a expansão dos serviços, aumentou a oferta de novas rotas e viagens de trem.
- Serviços e facilidades: alguns trens oferecem Wi-Fi gratuito e tomadas para carregar dispositivos eletrônicos. A maioria das empresas permite animais a bordo (de pequeno porte), assim como o transporte de bicicletas ou pranchas de surfe.
- Trens internacionais: se você estiver em Portugal, poderá viajar no trem Lisboa–Madri. Também poderá embarcar no trem Paris–Londres, o Eurostar, e viajar da França para a Inglaterra, por exemplo. Existem várias conexões entre países, e é por isso que o trem é o meio de transporte ideal para qualquer viagem pela Europa.
Trem na Europa: parcerias internacionais
- Bélgica, França, Holanda, Reino Unido: o Eurostar, também conhecido como Eurotrem, é o trem de alta velocidade que atravessa o Eurotúnel, conectando Paris e Londres. Aliás, você sabia que pode viajar no trem Londres–Paris e seguir até a Disneyland?
- França, Bélgica, Alemanha, Países Baixos: desde 1995, o trem Thalys circula pela Europa Central, resultado de uma parceria entre a SNCF (França), a SNCB (Bélgica) e a Deutsche Bahn (Alemanha).
- França e Suíça: os trens Lyria são fruto de uma parceria entre a SNCF e a SBB. Todos os anos, mais de 4 milhões de passageiros viajam nesse trem.
- França e Itália: desde 2010, o Thello liga as principais cidades da França e do norte da Itália, operando também viagens entre Paris e Roma e, ainda, o famoso trem Paris–Veneza.
- Portugal e Espanha: as duas capitais ibéricas estão conectadas pelo Lusitânia Trenhotel. O trem Lisboa–Madri circula todas as noites entre as duas cidades. Outras opções de trem para a Espanha são o trem Porto–Vigo ou o Sud Express.
Principais empresas de trem na Europa
A industria ferroviária é uma das mais importantes na Europa e representa um mercado que vale mais de 140 bilhões de euros! Este ano, prevê-se um crescimento de 2,7%, em grande parte impulsionado pelos investimentos que países como Alemanha, França e Itália têm feito em linhas de alta velocidade.
Em Portugal, a CP, sigla de Comboios de Portugal ("comboios" é a palavra usada em Portugal para "trens"), é a principal empresa do país, responsável por todas as viagens ferroviárias. O mesmo acontece com na Espanha, onde a Renfe opera os trens nacionais. Já na Itália, o serviço é operado pela Trenitalia e pela Italo, entre outras.
- Alemanha: Deutsche Bahn
- Austria: ÖBB e Westbahn
- Bélgica: SNCB
- Espanha: Renfe
- França: SNCF
- Países Baixos: NS
- Itália: Trenitalia e Italo
- Suíça: SBB
- Reino Unido: mais de 30 companhias
